PIB Brasileiro Alcança Maior Patamar da Série Histórica no 3º Trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro alcançou o maior patamar da série histórica iniciada em 1996 no terceiro trimestre de 2025, de acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa conquista é um marco importante para a economia brasileira, refletindo o crescimento econômico do país.
Do lado da oferta, o PIB de Serviços também alcançou um patamar recorde no mesmo período. Já o PIB da Agropecuária, embora operando 1% abaixo do patamar recorde alcançado no primeiro trimestre de 2025, apresenta um desempenho positivo no ano, impulsionado pela colheita de soja e aumento de exportações para a China.
A indústria, no entanto, está 3,4% abaixo do pico alcançado no terceiro trimestre de 2013, com a indústria de transformação operando 15,2% aquém do pico alcançado no terceiro trimestre de 2008. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias e o consumo do governo alcançaram novos ápices da série histórica.
Além disso, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) ainda está 8,6% abaixo do pico da série alcançado no segundo trimestre de 2013. Esses dados fornecem uma visão geral do desempenho econômico do Brasil no terceiro trimestre de 2025.
- O PIB brasileiro alcançou o maior patamar da série histórica no 3º trimestre de 2025.
- O PIB de Serviços alcançou um patamar recorde no mesmo período.
- A Agropecuária apresenta um desempenho positivo no ano, impulsionado pela colheita de soja e exportações.
Esses resultados indicam que a economia brasileira está em um caminho de crescimento, com setores como os serviços e a agropecuária apresentando desempenhos destacados. No entanto, a indústria ainda enfrenta desafios para alcançar os patamares anteriores.
Este conteúdo pode conter links de compra.
No terceiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro alcançou o maior patamar da série histórica iniciada em 1996. Os dados são das Contas Nacionais Trimestrais divulgados nesta quinta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No terceiro trimestre de 2025, pelo lado da oferta, o PIB de Serviços também alcançou patamar recorde.
Já o PIB da Agropecuária opera 1% abaixo do patamar recorde no primeiro trimestre de 2025, quando o resultado foi impulsionado pela colheita de soja. Ainda assim, o ano do setor é positivo, comentaram a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Cláudia Dionísio, e a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
“O ano da agropecuária está sendo muito bom, 2025 é o ano de safras recordes. …. Teve aumento de exportações de soja para a China”, disse durante coletiva de imprensa.
Já o PIB da indústria está 3,4% abaixo do pico alcançado no terceiro trimestre de 2013. A indústria de transformação também opera em patamar 15,2% aquém do pico alcançado no terceiro trimestre de 2008.
Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias e o consumo do governo alcançaram novos ápices da série histórica.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) ainda estava 8,6% abaixo do pico da série alcançado no segundo trimestre de 2013.
infomoney.com.br/">InfoMoney.