Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais
O governo brasileiro, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), lançou um plano de ação conjunto para combater as fraudes bancárias digitais. Esse tipo de crime tem sido uma grande preocupação para os brasileiros, colocando o país na segunda posição mundial em termos de ocorrências, atrás apenas da China.
Os crimes digitais incluem golpes como o falso sequestro, a maquininha de cartão adulterada, pirâmides financeiras, e-mails e sites falsos, entre outros. Esses golpes têm se tornado cada vez mais sofisticados e são uma ameaça constante para a segurança financeira dos cidadãos.
Plano de ação
O Plano de Ação Conjunto para o Combate a Fraudes Bancárias Digitais inclui 23 iniciativas prioritárias para a atuação do Estado e da sociedade civil. O plano abrange desde a prevenção e educação do consumidor até a detecção e resposta rápida, passando pela repressão e recuperação de ativos.
Os pilares do plano incluem:
- Aprimoramento dos processos de prevenção a fraudes e golpes;
- Intensificação do combate e repressão contra crimes de fraudes e golpes;
- Compartilhamento e tratamento de dados e informações;
- Capacitação de agentes, entidades privadas e da população;
- Tratamento e cuidados às vítimas;
- Conscientização da população para prevenção.
Site de apoio às vítimas
Como parte do plano, foi lançado o site “Sofri um Golpe. E agora?”, que oferece informações práticas e confiáveis para as vítimas de golpes digitais. O site inclui dez trilhas com condutas criminosas mais recorrentes, com linguagem acessível para orientar as vítimas em momentos de vulnerabilidade.
O site também disponibiliza ferramentas informativas ao cidadão, como dados sobre a ocorrência anual de fraudes bancárias digitais, por unidade da federação, por dia da semana e por turno, além do perfil das vítimas.
Este conteúdo pode conter links de compra.