Suspensão de Pedidos de Imigração nos EUA
A administração Trump anunciou a suspensão de todos os pedidos de imigração, incluindo processos de green card e naturalização, para imigrantes de 19 países não europeus. Essa medida foi justificada por preocupações de segurança nacional e proteção pública.
A lista de países afetados inclui Afeganistão, Mianmar, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen, que já estavam sujeitos a restrições mais severas em junho. Além disso, outros países como Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela também enfrentarão restrições.
Justificativa e Críticas
A justificativa para essa medida inclui a menção a crimes recentes supostamente cometidos por imigrantes, como o ataque à Guarda Nacional em Washington. No entanto, críticos argumentam que essa política é uma extensão da postura anti-imigração do presidente Trump, que tem priorizado a fiscalização migratória de forma agressiva.
Trump também tem sido crítico à população somali, chamando-os de “lixo” e afirmando que “não os queremos em nosso país”. Essas declarações têm sido amplamente criticadas por serem discriminatórias e xenofóbicas.
Impacto na Imigração Legal
A nova política suspende pedidos em análise e determina que todos os imigrantes dos países listados passem por um processo completo de reavaliação, incluindo eventual entrevista e, se necessário, uma nova entrevista, para avaliar todas as ameaças à segurança nacional e à proteção pública.
Organizações de defesa dos direitos dos imigrantes, como a American Immigration Lawyers Association, relataram que a entidade recebeu relatos de cerimônias de juramento canceladas, entrevistas de naturalização suspensas e entrevistas de ajuste de status desmarcadas para pessoas de países incluídos na restrição.
- Afeganistão
- Mianmar
- Chade
- República do Congo
- Guiné Equatorial
- Eritreia
- Haiti
- Irã
- Líbia
- Somália
- Sudão
- Iêmen
- Burundi
- Cuba
- Laos
- Serra Leoa
- Togo
- Turcomenistão
- Venezuela
Este conteúdo pode conter links de compra.