Taxa de Desemprego no Brasil
A taxa de desemprego no Brasil continua a surpreender, caindo para 5,4% no trimestre encerrado em outubro, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE. Essa queda coloca a taxa abaixo da mínima histórica, desafiando o limite mínimo do desemprego no país.
Além disso, o nível de ocupação ficou estável em 58,8%, e a subutilização também caiu, para 13,9%. No entanto, o emprego total teve um recuo nos dados divulgados pelo IBGE, com a força de trabalho caindo 0,2% na comparação mensal. A taxa de participação também caiu de 62,2% para 62%.
Análise do Mercado de Trabalho
Os especialistas avaliam que a desaceleração do mercado de trabalho está se confirmando de forma mais ampla, com sinais de perda de fôlego no segundo semestre de 2025. A taxa de desemprego permanece em níveis historicamente baixos, apesar da desaceleração gradual da demanda interna e dos efeitos da escassez de mão de obra.
Os dados da PNAD e do Caged reforçam o cenário de um mercado de trabalho muito apertado, com o emprego formal recuando pelo terceiro mês consecutivo. A informalidade ficou estável em 37,8% da população ocupada, e a subutilização permaneceu em 13,9%.
Projeções para o Futuro
Os especialistas projetam que a taxa de desemprego deve se estabilizar e apresentar leve alta nas próximas leituras, com a média anual da taxa de desemprego devendo ficar próxima de 6% em 2025. A população ocupada deve crescer 2% em 2025, e a taxa de desemprego deve fechar o ano acumulando índice de 5,9%.
Além disso, a renda real disponível das famílias deve aumentar 5,2% em 2025, e o ciclo de corte de juros deve começar só em março de 2026, terminando o ano em 13%.
- Taxa de desemprego: 5,4%
- Nível de ocupação: 58,8%
- Subutilização: 13,9%
- Força de trabalho: -0,2% na comparação mensal
- Taxa de participação: 62%
Em resumo, a taxa de desemprego no Brasil continua a cair, mas os sinais de desaceleração do mercado de trabalho estão se confirmando. Os especialistas projetam que a taxa de desemprego deve se estabilizar e apresentar leve alta nas próximas leituras, com a média anual da taxa de desemprego devendo ficar próxima de 6% em 2025.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link