Comportamento do Consumidor na Black Friday
A Black Friday é um dos principais eventos de compras do ano, e o consumidor brasileiro está cada vez mais desconfiado sobre as promoções oferecidas durante essa data. No entanto, apesar da desconfiança, os consumidores ainda são influenciados por fatores como o preço, o parcelamento sem juros e a opinião alheia.
De acordo com um levantamento da Fundação Procon-SP, 66% dos consumidores consideram o preço final como o principal fator de influência na hora de fazer uma compra durante a Black Friday. Além disso, 14,4% consideram o percentual de desconto e 11,8% consideram a confiança no site ou loja.
Influência da Opinião Alheia
No entanto, a opinião alheia também desempenha um papel importante na hora de fazer uma compra. Embora apenas 1,96% dos consumidores considerem a indicação de amigos e familiares como o principal fator de influência, 72% admitem que já compraram algo em promoção apenas porque outras pessoas estavam comprando ou comentando.
Outro estudo recente comprovou a relevância da opinião alheia na hora de comprar, mostrando que 44% dos consumidores desistem da compra quando não encontram comentários ou avaliações de outros compradores.
Desconfiança e Gatilhos de Marketing
Apesar da desconfiança, os consumidores ainda são influenciados por gatilhos de marketing, como mensagens que criam pressão emocional, como “só hoje” ou “estoque limitado”. Além disso, 42,55% dos consumidores já descobriram que o parcelamento sem juros não era realmente isento de juros.
Para evitar problemas, a Fundação Procon-SP orienta os consumidores a pesquisarem preços com antecedência, desconfiarem de mensagens que criam pressão emocional e denunciarem qualquer oferta enganosa.
- Pesquise preços com antecedência
- Desconfie de mensagens que criam pressão emocional
- Denuncie qualquer oferta enganosa
Além disso, os consumidores que tiverem problemas com suas compras durante a Black Friday podem registrar uma reclamação no Procon-SP.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link