Retirada de Tarifa de 40% dos EUA Beneficia 249 Produtos Agropecuários do Brasil
A decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros trouxe alívio para o setor agropecuário do país. De acordo com cálculos feitos pelo Broadcast e confirmados por interlocutores do governo, mais 249 itens agropecuários exportados para os EUA foram alcançados pela medida.
No total, 257 produtos agropecuários estão excluídos da sobretaxa de 50%, considerando o total de Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCMs) de produtos exportados do agronegócio brasileiro ao mercado norte-americano. Isso representa uma grande oportunidade para o setor exportador do país, que pode agora competir em condições mais justas no mercado americano.
Produtos Beneficiados
Dentre os produtos que mais se beneficiam da medida, destacam-se carnes, café e frutas, como abacaxi, açaí e banana. Além disso, cortes de madeira também foram incluídos na lista de exceções. A retirada da tarifa adicional de 40% sobre esses produtos significa que eles estarão isentos de taxas adicionais aos EUA desde 13 de novembro.
A medida é retroativa, o que significa que todas as mercadorias retiradas de armazéns para consumo a partir de 12h01 (horário de Nova York) de 13 de novembro estarão isentas. Isso traz um grande alívio para o setor agropecuário brasileiro, que era um dos mais prejudicados pelo tarifaço americano.
Expectativas para o Futuro
A expectativa agora é de retomada das exportações de produtos agropecuários ao mercado americano. Com a retirada da tarifa, os produtos brasileiros poderão competir em condições mais justas no mercado americano, o que pode trazer um aumento nas exportações e um crescimento para o setor.
De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, a medida significa oportunidades para o agro brasileiro e possibilita o retorno das exportações de diversos produtos brasileiros ao importante mercado dos EUA em condições competitivas.
- Café
- Carnes
- Frutas (abacaxi, açaí, banana)
- Cortes de madeira
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link