bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 17:59
Temperatura: 8.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Deezer: um terço das novas músicas é feito por IA – e quase ninguém nota a diferença

Deezer: um terço das novas músicas é feito por IA – e quase ninguém nota a diferença

A plataforma de streaming Deezer realizou uma pesquisa global sobre o comportamento e percepções em relação à Inteligência Artificial (IA) e à música. Os resultados mostram que mais de um terço das músicas enviadas diariamente a plataformas de streaming são feitas por IA, e a maioria esmagadora da população no Brasil e no mundo não é capaz de diferenciar as faixas feitas pela tecnologia e por mãos humanas.

Cerca de 50 mil faixas totalmente geradas por IA são carregadas diariamente na plataforma, representando 34% de todas as entregas diárias. A pesquisa ouviu 9 mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, e mostrou que 97% dos participantes erraram a distinção entre músicas feitas por IA e por humanos.

Resultados da pesquisa

  • 97% dos participantes não conseguiram distinguir músicas feitas por IA das produzidas por humanos.
  • 71% dos participantes ficaram surpresos com o resultado e 52% se sentiram desconfortáveis por não conseguir diferenciar as criações humanas das artificiais.
  • 76% dos brasileiros demonstraram interesse em IA e 42% afirmaram já usar ferramentas de inteligência artificial no dia a dia.
  • 62% dos brasileiros acreditam que a IA pode ajudar a descobrir novas músicas e 59% enxergam um papel relevante da tecnologia na criação musical nos próximos dez anos.

No entanto, a rejeição à música totalmente gerada por IA é significativa, com 45% dos entrevistados gostando de poder filtrar esse tipo de conteúdo nas plataformas e 40% afirmando que pulariam a faixa se soubessem que foi criada por inteligência artificial.

Preocupações e transparência

Há um apelo claro por transparência, com 80% das pessoas defendendo que músicas feitas por IA sejam claramente identificadas e 73% gostando de saber se as plataformas estão recomendando esse tipo de faixa. Além disso, 65% dos entrevistados dizem que não deveria ser permitido usar obras protegidas para treinar modelos de IA e 70% veem ameaça à remuneração de músicos.

Em resumo, a pesquisa mostra que as pessoas se importam com a música e querem saber se estão ouvindo faixas feitas por IA ou por humanos. No entanto, há preocupações sobre o impacto da música gerada por IA na remuneração dos artistas e na criação musical.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link