bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:50
Temperatura: -4.2°C
Probabilidade de chuva: 8%

Trabalhar 3,5 dias por semana? CEO do JPMorgan diz que será possível com a IA

Trabalhar 3,5 dias por semana? CEO do JPMorgan diz que será possível com a IA

O CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, fez uma previsão provocativa durante o America Business Forum, em Miami. Ele acredita que a inteligência artificial (IA) otimizará nossos horários de trabalho, permitindo que as pessoas trabalhem apenas 3,5 dias por semana em 20, 30 ou 40 anos.

Dimon não está falando em hipóteses. O JPMorgan já está utilizando a IA em larga escala, com cerca de 2.000 pessoas desenvolvendo sistemas de IA e 150.000 funcionários utilizando modelos de linguagem avançados toda semana. O banco também opera centenas de usos práticos de IA, desde detecção de fraudes até revisão jurídica e otimização de marketing.

A previsão de Dimon depende da produtividade cumulativa da IA. À medida que a IA assume tarefas rotineiras, o mesmo volume de trabalho poderá exigir menos horas. No entanto, ele enfatiza que a transição não será indolor e que a IA eliminará empregos. Por isso, é importante que empresas e governos planejem programas de requalificação, assistência de renda, realocação e aposentadoria antecipada para evitar uma reação social negativa.

Dimon também ressalta que a economia da IA não é igual à da internet. O desenvolvimento da IA é intensivo em capital e energia, e alguns projetos podem não ter a energia de que precisam. Investidores devem analisar cuidadosamente cada investimento em data centers e infraestrutura de IA caso a caso.

Ele tem uma mensagem consistente para os executivos: parem de superintelectualizar a “teologia dos modelos” e comecem a usar a IA. O JPMorgan criou master classes de IA para seus altos executivos para ajudá-los a entender as capacidades atuais da tecnologia.

No geral, o futuro do trabalho pode ter menos horas, mas mais valor, se os líderes fizerem a parte difícil agora. Isso significa modernizar dados para que a IA possa realmente utilizá-los, investir mesmo diante das restrições energéticas e criar saídas humanas e responsáveis para as funções que desaparecerão.

Dimon acredita que as máquinas podem eliminar instituições bem conduzidas, mas que é possível reconstruir e chegar a uma semana de trabalho de 3,5 dias sem destruir o contrato social. Ele enfatiza que a tecnologia tem seus lados negativos, mas que é importante abraçá-la e utilizar suas capacidades para melhorar a sociedade.

Algumas das principais ideias de Dimon incluem:

  • A IA otimizará nossos horários de trabalho e permitirá que as pessoas trabalhem menos horas.
  • A transição para a IA não será indolor e eliminará empregos.
  • Empresas e governos devem planejar programas de requalificação e assistência para evitar uma reação social negativa.
  • A economia da IA é intensiva em capital e energia e requer investimentos cuidadosos.
  • Os executivos devem começar a usar a IA e entender suas capacidades atuais.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link