bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:18
Temperatura: 0.6°C
Probabilidade de chuva: 8%

Desastre no Paraná: Tornado Deixa Rastro de Destruição e Vítimas

O estado do Paraná está lidando com as consequências de um tornado devastador que atingiu a região na última sexta-feira (7). De acordo com o boletim da Secretaria estadual de Saúde, 32 pessoas seguem internadas em hospitais, com quatro delas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas nenhum caso grave.

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com 14 mil habitantes, foi a mais afetada, com 90% da área urbana sofrendo algum estrago na infraestrutura. O fenômeno climático deixou seis mortes, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Além disso, 835 atendimentos médicos foram realizados, com o socorro aos feridos concentrado na cidade vizinha de Laranjeiras do Sul.

A Secretaria de Saúde enviou um lote de insumos hospitalares para a região, incluindo frascos de soro, ataduras, seringas, agulhas e compressas. O Corpo de Bombeiros informou que não há registro de desaparecidos e que as buscas foram encerradas. Agora, o trabalho das equipes é direcionado à reorganização de serviços essenciais, como abastecimento de água e luz, além de distribuição de alimentos e água potável.

Quase 2 mil casas e estabelecimentos estão sem energia, e a Copel, empresa responsável pela distribuição de energia no Paraná, informou que restabeleceu 49% da rede elétrica de distribuição de energia de Rio Bonito do Iguaçu. A empresa detalhou que já foram religadas estruturas prioritárias de urgência, como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de saúde e o Centro do Idoso.

A Copel também informou que o número de postes destruídos passa de 300 e que as redes elétricas vão ter que ser construídas do zero em boa parte da cidade. Mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas atuam no esforço de emergência.

  • 12 municípios foram atingidos pela passagem do tornado;
  • 14.751 pessoas foram afetadas, sendo 11.785 em Rio Bonito do Iguaçu;
  • 1.060 pessoas estão desalojadas, e 28 estão desabrigadas;
  • 704 casas foram danificadas, sendo 620 em Porto Barreiro;
  • 15 domicílios foram destruídos, todos em Guarapuava.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de calamidade em Rio Bonito do Iguaçu, o que permite o governo local executar gastos emergenciais sem as restrições normais do orçamento, além de facilitar acesso a verbas federais. O Ministério da Saúde enviou uma equipe da Força Nacional do SUS para Rio Bonito do Iguaçu, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade aos atingidos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link