Aneel Mantém Bandeira Vermelha 1 na Conta de Luz em Novembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha patamar 1 será mantida no mês de novembro, o que significa que as contas de energia elétrica terão um adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Essa decisão foi tomada devido ao baixo volume de chuvas, que afeta o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas. Consequentemente, é necessário acionar usinas termoelétricas, que têm um custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1.
A Aneel também destacou que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro, tornando necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta.
Custos Extras
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 pela Aneel, reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras são divididas em cores e indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Os custos extras são calculados da seguinte forma:
- Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo.
- Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A manutenção da bandeira vermelha patamar 1 em novembro reflete a necessidade de equilibrar a geração de energia e garantir o fornecimento de energia para o país, mesmo com os custos adicionais para os consumidores.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link