bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:34
Temperatura: 7.8°C
Probabilidade de chuva: 100%

Lançamento do FIDC AutoPay pela Auto Avaliar

O mercado de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) está em expansão, e a Auto Avaliar, plataforma que conecta revendedores de veículos a compradores, acaba de lançar seu primeiro FIDC, o AutoPay. O objetivo é alcançar R$ 1 bilhão em financiamentos no próximo ano, atendendo às 3.089 concessionárias já integradas à plataforma.

O FIDC AutoPay antecipa recebíveis lastreados em contratos de financiamento de veículos, permitindo que os lojistas convertam o que receberiam no futuro em fluxo de caixa imediato. O processo envolve a originação do crédito, a venda dos recebíveis para o fundo e a remuneração dos cotistas de acordo com o desempenho da carteira.

Como funciona o FIDC AutoPay

  • A originação do crédito: os lojistas conectados à plataforma vendem os veículos a prazo, gerando um recebível.
  • A venda dos recebíveis para o fundo: em vez de esperar que o consumidor pague as parcelas, a concessionária cede os créditos ao FIDC AutoPay.
  • O FIDC paga à vista ao lojista, aplicando um desconto que varia entre 1,8% e 2,3% ao mês.
  • As parcelas que os consumidores pagam são direcionadas ao fundo, que remunera seus cotistas de acordo com o desempenho da carteira.

O FIDC é destinado a investidores qualificados e institucionais, mas a abertura ao público geral pode ser avaliada em fases posteriores. Para as concessionárias, a vantagem é o acesso ao crédito com taxas competitivas na antecipação.

Principais riscos do FIDC AutoPay

A inadimplência é a principal vilã, pois se o consumidor final não pagar o financiamento, quem fica no prejuízo é o fundo. Além disso, o cenário macroeconômico, como aumento dos juros, retração do crédito e aumento do desemprego, pode atrapalhar. Uma rápida deterioração do valor dos veículos usados também pode ser negativa para o FIDC.

Para mitigar esses riscos, a Auto Avaliar usa modelos de crédito baseado em dados comportamentais e históricos transacionais, além de construir uma carteira pulverizada com baixa concentração em um devedor.

O lançamento do FIDC AutoPay é um passo importante no planejamento estratégico da Auto Avaliar, que mira um relacionamento próximo com o mercado de capitais nos próximos anos, reduzindo a dependência que os lojistas têm com bancos nos empréstimos e aumentar a oferta de crédito para o setor automotivo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link