Relação entre Lula e Trump: Um Novo Capítulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma entrevista coletiva na Malásia, onde afirmou ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a relação entre os dois países. Lula destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “faz parte do passado da política brasileira” e que o foco agora é em resultados práticos na relação bilateral.
De acordo com Lula, Trump mencionou Bolsonaro antes da reunião bilateral, e o presidente brasileiro explicou que o julgamento do ex-chefe do Executivo e de seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) foi conduzido com seriedade e provas robustas. Lula também enfatizou que as investigações demonstraram a gravidade dos atos golpistas de 2022, que incluíam planos de violência contra autoridades brasileiras.
- Lula destacou que o tema não influencia a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos, que vive agora um momento de reaproximação.
- O presidente brasileiro também enfatizou que o foco do diálogo foi a retirada das tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
- Lula convidou Trump para participar da COP30, que será realizada em 2026 em Belém (PA), com o objetivo de promover um debate global sobre o clima que envolva “todas as vozes”, inclusive as divergentes.
A conversa sobre Bolsonaro reforçou a intenção de Lula de virar a página das disputas ideológicas e focar em resultados práticos na relação bilateral. Lula afirmou que “eu não converso em tom pessoal. Eu converso em tom político, de interesse do meu país”.
Com essa abordagem, Lula busca normalizar a relação entre Brasil e Estados Unidos, após um período de tensões. A reaproximação entre os dois países pode trazer benefícios econômicos e políticos para ambos, e a participação de Trump na COP30 pode ser um passo importante para promover um debate global sobre o clima.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link