bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 19:24
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Reunião Lula–Trump: Indústria Celebra Avanço nas Tratativas Bilaterais

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma nota em que avalia como positivo o encontro realizado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na Malásia. O diálogo entre os dois líderes representou um avanço concreto nas tratativas bilaterais e reforçou o compromisso de ambos os governos com a construção de soluções equilibradas para o comércio entre Brasil e Estados Unidos.

De acordo com o presidente da CNI, Ricardo Alban, o anúncio do início das negociações sobre o tarifaço é um passo relevante. Ele acredita que terá uma solução que vai devolver previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras, fortalecendo a indústria e o emprego no país.

Setor Empresarial à Disposição para Contribuir

O setor empresarial brasileiro continuará à disposição para contribuir tecnicamente na retomada da relação comercial entre os dois países sem tarifas abusivas. A CNI tem atuado de forma técnica e propositiva desde o início das negociações, defendendo o caminho do diálogo e apresentando propostas concretas em áreas de interesse comum, como energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e tecnologia.

Alban lembrou que, em setembro, durante a missão empresarial liderada pela CNI a Washington, foram abertas frentes de diálogo e cooperação em setores de alto potencial, como data centers, combustível sustentável de aviação (SAF) e minerais críticos — temas que permanecem no centro da agenda bilateral.

  • Os principais pontos defendidos pela CNI incluem:
  • Um processo racional, transparente e baseado em dados para avançar de forma construtiva;
  • A abertura de frentes de diálogo e cooperação em setores de alto potencial;
  • A apresentação de propostas concretas em áreas de interesse comum.

A indústria brasileira aposta no fim do tarifaço dos EUA e acredita que as negociações bilaterais levarão a uma solução que beneficie ambos os países. Com a disposição real das duas partes para alcançar um acordo, o setor empresarial brasileiro está otimista em relação ao futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link