Estudo Inovador: Combinação de Medicamento e Spray de Insulina Contra o Alzheimer
Um estudo publicado recentemente na revista científica Alzheimer’s & Dementia apresenta resultados promissores sobre a combinação de um medicamento para diabetes (empagliflozina) e um spray nasal de insulina no combate ao declínio cognitivo leve, frequentemente observado no início de demências como o Alzheimer.
Os pesquisadores testaram esses dois medicamentos, isoladamente e em combinação, em um estudo clínico realizado nos EUA com 47 idosos. Os participantes tinham diagnóstico de comprometimento cognitivo leve ou demência leve, ou apresentavam bom estado cognitivo, mas com sinais de alterações moleculares relacionadas à doença de Alzheimer.
Métodos e Resultados
Os participantes receberam empagliflozina isoladamente, o spray de insulina isoladamente, ambos os medicamentos em conjunto ou um placebo, durante quatro semanas. Os resultados mostraram que a empagliflozina reduziu os marcadores de lesão cerebral e restaurou o fluxo sanguíneo em regiões críticas do cérebro. Já o spray nasal de insulina melhorou a cognição, a saúde neurovascular e a função imunológica.
Além disso, o estudo observou benefícios na conectividade da substância branca e no fluxo sanguíneo associado à memória nos participantes que receberam o spray de insulina. Embora o estudo seja pequeno, as tendências observadas são encorajadoras e sugerem que direcionar o metabolismo pode mudar o curso da doença de Alzheimer.
Conclusões e Perspectivas
Os pesquisadores destacam a importância do metabolismo como uma nova fronteira no tratamento do Alzheimer. Embora sejam necessários mais testes para avaliar a eficácia desses medicamentos, os resultados mostram um equilíbrio encorajador no fortalecimento da forma como o sistema imunológico combate a doença.
Os próximos passos incluem o desenvolvimento desses resultados promissores com estudos maiores e mais longos em pessoas com doença de Alzheimer em estágio inicial e pré-clínico. Os pesquisadores acreditam que esses tratamentos podem oferecer um potencial terapêutico real, isoladamente ou em combinação com outras terapias para Alzheimer.
- Empagliflozina: um medicamento para diabetes que melhora a maneira como o corpo processa glicose e sódio.
- Spray nasal de insulina: uma forma de fornecer insulina diretamente ao cérebro, que pode ajudar a melhorar as respostas imunológicas e a estrutura da substância branca.
- Metabolismo: uma nova fronteira no tratamento do Alzheimer, que pode ser direcionada para mudar o curso da doença.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link