bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:14
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Ozempic Reduz Risco de Infarto Mesmo Sem Perda de Peso, Diz Estudo

Um estudo recente publicado na revista científica The Lancet, realizado pela Universidade College London, na Inglaterra, revelou que a semaglutida, princípio ativo de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Rybelsus, pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e outros eventos cardíacos graves, independentemente da perda de peso que as pessoas sofrem ao tomá-lo.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta sugere que há múltiplas maneiras pelas quais o medicamento beneficia o coração, em vez de seu efeito protetor na saúde cardiovascular ser devido apenas à perda de peso. O estudo analisou dados de 17.604 pessoas com 45 anos ou mais, com sobrepeso e doença cardiovascular, que receberam aleatoriamente injeções semanais de semaglutida ou placebo.

Os principais achados do estudo incluem:

  • A semaglutida reduziu ataques cardíacos, derrames e outros eventos cardíacos graves em 20% no grupo estudado.
  • A redução nos eventos adversos graves foi semelhante, independentemente do peso dos participantes no início do estudo.
  • Os benefícios também foram amplamente independentes da quantidade de peso que as pessoas perderam nos primeiros quatro meses e meio de uso do medicamento.

Os pesquisadores encontraram uma ligação entre a redução da circunferência da cintura e os benefícios cardíacos, sendo isso responsável por um terço do efeito protetor do medicamento no coração após dois anos. No entanto, isso ainda deixa dois terços dos benefícios cardíacos da semaglutida inexplicáveis.

Os mecanismos pelos quais os medicamentos como a semaglutida podem auxiliar a saúde cardiovascular incluem o apoio à saúde do revestimento dos vasos sanguíneos, a redução da inflamação, a melhora do controle da pressão arterial e a redução dos níveis de lipídios.

Apesar dos resultados, os autores ressaltam que os benefícios desses medicamentos têm que ser ponderados em relação aos potenciais efeitos colaterais. Além disso, é provável que as descobertas se apliquem a outros medicamentos para “perda de peso” que têm como alvo o GLP-1, como o Mounjaro (tirzepatida).

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link