Brasil Apresenta Proposta de Isenção do Café aos EUA
O governo brasileiro apresentou uma proposta de suspensão de tarifas sobre produtos brasileiros, incluindo o café, aos Estados Unidos. De acordo com o Cecafé, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, o pedido foi formalizado na última semana e será discutido no encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump no próximo domingo, na Malásia.
A proposta visa eliminar parcial ou totalmente a sobretaxa de 40% instituída em agosto por Trump sobre as exportações do País. O diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, afirmou que essa é uma das frentes de ação para reduzir a taxação de 50% para os 10% aplicados por Trump em abril sobre todas as importações americanas de todos os países do mundo.
Objetivos da Proposta
- Eliminar parcial ou totalmente a sobretaxa de 40% instituída em agosto por Trump sobre as exportações do País
- Reduzir a taxação de 50% para os 10% aplicados por Trump em abril sobre todas as importações americanas de todos os países do mundo
- Incluir o café na lista de produtos isentos da sobretaxa
Os Ministérios de Relações Exteriores, da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, além do próprio MDIC, estão trabalhando juntos para preparar a reunião entre os presidentes. O vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou que fez o pedido diretamente ao presidente Lula para que ele aborde a possibilidade de suspensão para o café durante a conversa.
Caso a suspensão não ocorra, o plano é insistir na inclusão do café entre as isenções. O café é o primeiro produto na fila para ser incluído na lista, tanto pelo governo brasileiro quanto do lado dos EUA.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link