Restrições de Terras Raras da China: Um Novo Capítulo na Disputa Comercial com os EUA
A China anunciou recentemente um conjunto abrangente de restrições que visam restringir o fluxo de minerais críticos, incluindo terras raras, usados em uma variedade de produtos, desde chips de computador até carros e mísseis. Essa medida é vista como uma resposta direta às ações dos EUA, que têm imposto regras globais para proibir empresas em qualquer lugar do mundo de enviar à China chips de computador de ponta ou as ferramentas necessárias para fabricá-los.
Essas restrições chinesas têm o potencial de afetar significativamente as cadeias de suprimentos mundiais, pois a China é um dos principais produtores de terras raras. Isso pode dar à China uma capacidade ainda maior do que os EUA de controlar as cadeias de suprimentos, segundo analistas. A medida também reacendeu as tensões entre as duas maiores economias do mundo, com o presidente Donald Trump ameaçando aumentar as tarifas sobre as importações chinesas.
Impactos e Reações
Os impactos do sistema de licenciamento chinês seriam muito mais amplos do que os controles de tecnologia dos EUA, que visaram apenas chips de computador mais avançados. Empresas e governos nos Estados Unidos, Europa, Japão, Índia, Coreia do Sul e outros lugares estão preocupados com a extensa informação corporativa que o governo chinês está solicitando no processo de licenciamento.
A China tem investido bilhões em sua indústria de chips, estimulando o crescimento de suas próprias fabricantes de chips. No entanto, os EUA podem precisar de anos para reiniciar a produção de terras raras, o que pode ser um grande problema para os americanos. A medida chinesa pode acabar sendo cara para a China, em termos de como os requisitos extraterritoriais podem alarmar outros parceiros comerciais, ameaçando minar a credibilidade da China como uma nação comercial confiável.
- As restrições chinesas podem afetar significativamente as cadeias de suprimentos mundiais.
- A China é um dos principais produtores de terras raras, o que lhe dá uma capacidade maior de controlar as cadeias de suprimentos.
- Os EUA podem precisar de anos para reiniciar a produção de terras raras, o que pode ser um grande problema para os americanos.
A situação atual entre os EUA e a China é complexa e delicada, com ambos os lados tentando exercer influência sobre as cadeias de suprimentos globais. A medida chinesa é um exemplo de como a China está disposta a jogar o mesmo jogo que os EUA, impulsionando uma nova era de interdependência mútua entre as duas potências econômicas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link