Black Friday: como donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais
A Black Friday 2025 está se aproximando, e mais de 88% dos comerciantes do Rio acreditam que suas vendas poderão ser alavancadas durante o período de promoções. No entanto, concretizar esse potencial depende de um bom planejamento da campanha. Segundo especialistas em gestão de negócios, o empreendedor não deve entrar na campanha sem estar 100% preparado, pois a visibilidade da Black Friday pode gerar impacto positivo ou negativo.
Para se preparar, os donos de pequenos negócios podem seguir algumas dicas. Uma sugestão de planejamento em um mês inclui:
- Semana 1: Conhecer os hábitos de compras dos clientes e colocar em promoção produtos que geram valor, compra complementar ou têm uma percepção de preço psicológico acima do esperado.
- Semana 2: Comunicar as promoções antecipadamente, criando enquetes de intenção de compra, listas de desejos e alarmes de promoções.
- Semana 3: Antecipar algumas ações, como fazer um “Esquenta Black” com promoções diferentes por semana, e usar fotos, vídeos e testes reais de produtos para dar segurança ao cliente.
- Semana 4: Monitorear os principais concorrentes, verificar as ações e preços que eles estão praticando, e estar pronto para atender às dúvidas e pedidos de compras.
Além disso, os donos de pequenos negócios podem utilizar inteligência artificial para tornar as etapas mais ágeis e eficazes. Ferramentas como o Google, o Gemini e o ChatGPT podem ser usadas para gerar descrições de produtos, e-mails de ofertas e posts para redes sociais, além de ajudar a organizar e prever a demanda com base em dados de vendas anteriores.
O Google oferece ferramentas como o Perfil da Empresa no Google, que garante a presença na busca e no Maps, e o Google Trends, que ajuda a identificar o que os consumidores estão buscando para a Black Friday. Já o ChatGPT pode ser usado para gerar imagens originais para anúncios, postagens e banners, além de desenvolver nomes de campanhas, slogans e ideias criativas adaptadas ao público e ao tom da marca.
Outras ferramentas, como o Microsoft, também oferecem recursos para ajudar os donos de pequenos negócios a se preparar para a Black Friday, como a geração de imagens a partir de texto e a automatização de tarefas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link