Operação Alquimia: Investigação sobre Uso de Metanol em Bebidas Alcoólicas
A Operação Alquimia, deflagrada em cinco estados brasileiros, visa investigar o uso de metanol em bebidas alcoólicas. A ação é realizada por uma força-tarefa que reúne agentes da Polícia Federal, da Receita Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A operação tem como alvos 24 empresas atuantes no setor sucroalcooleiro, além de importadores e distribuidores de metanol, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O objetivo é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nessas unidades e atestar a regularidade de suas composições químicas.
Riscos do Metanol e Impacto Econômico
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o metanol deve estar presente em níveis inferiores a 0,1% em bebidas alcoólicas. Por ser uma substância altamente tóxica, mesmo o percentual máximo de 0,5% permitido em combustíveis já seria suficiente para causar graves danos à saúde.
Os prejuízos do setor de bebidas alcoólicas e a sonegação de tributos decorrentes de práticas de adulteração, falsificação, produção e contrabando de bebidas chegam a R$ 85,2 bilhões, segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).
A Receita Federal informou que as empresas selecionadas para a coleta de elementos e amostras foram escolhidas com base no potencial de envolvimento na cadeia do metanol, desde a importação da substância até sua possível destinação irregular.
Empresas e Cidades Afetadas
- Mato Grosso: Várzea Grande
- Mato Grosso do Sul: Caarapó, Campo Grande e Dourados
- Paraná: Araucária, Colombo e Paranaguá
- Santa Catarina: Cocal do Sul
- São Paulo: Araçariguama, Arujá, Avaré, Cerqueira César, Cotia, Guarulhos, Jandira, Laranjal Paulista, Limeira, Morro Agudo, Palmital, Sumaré e Suzano
Ao todo, 80 policiais e 70 servidores dos demais órgãos participaram das ações. A Operação Alquimia é um desdobramento das operações Boyle e Carbono Oculto, que revelaram a participação de organizações criminosas em um esquema de adulteração de combustíveis com metanol.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link