bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:25
Temperatura: 6.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Desafio dos Professores: Chamar a Atenção dos Estudantes durante as Aulas

O dia a dia de um professor é repleto de desafios, e um dos principais é chamar a atenção dos estudantes durante as aulas. No Brasil, os professores gastam, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala, o que equivale a uma hora inteira a cada cinco horas de aula.

Para superar esse desafio, alguns professores têm adotado estratégias inovadoras para tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. É o caso do professor Marcos Nunes, do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, que usa música para ensinar fórmulas matemáticas. Ele canta a música “Halo”, da cantora Beyoncé, com a fórmula da equação de segundo grau, o que ajuda os estudantes a se motivarem e a aprenderem.

Outra estratégia é a utilização da tecnologia, como é o caso da professora Amanda de Sousa, que leva a disciplina de inteligência artificial (IA) para as escolas da rede pública no Piauí. Ela desenvolveu estratégias para ensinar o modo de funcionamento da IA para os estudantes, mesmo em escolas com poucos recursos, e tem visto um avanço na maturidade dos estudantes em relação ao uso da IA.

Além disso, a aproximação da escola com o cotidiano e a estimulação de tarefas mais práticas também são estratégias eficazes. A educadora indigenista Maria do Carmo Barcellos trabalha com povos indígenas e desenvolveu materiais e jogos que estimulam o aprendizado ao fazer, como a produção de comida e a verificação dos impactos das mudanças climáticas.

Para a pesquisadora Luana Tolentino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a escola precisa estar atenta à vida, ao território e às vivências dos estudantes, e não apenas focar na disciplina. Ela defende práticas pedagógicas em constante diálogo com as vivências e os saberes dos estudantes.

No Dia Nacional do Professor, é importante reconhecer os desafios e as dificuldades enfrentados pelos professores, mas também é fundamental valorizar a profissão e buscar estratégias para tornar as aulas mais interessantes e eficazes.

  • 21% do tempo de aula é gasto para manter a ordem em sala;
  • 44% dos professores brasileiros relatam que são interrompidos pelos estudantes;
  • 14% dos professores acreditam que a profissão é valorizada na sociedade;
  • 21% dos professores afirmam que o trabalho é muito estressante.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link