bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:56
Temperatura: -1.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Paraná Registra Primeiro Caso Suspeito de Intoxicação por Metanol

O estado do Paraná notificou ao Ministério da Saúde o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, após o consumo de bebida alcoólica destilada. O paciente, um morador de Curitiba, deu entrada em um hospital e permanece em estado grave.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) informou que o homem consumiu a bebida e foi atropelado pouco tempo depois. Após ser socorrido, sofreu piora no quadro clínico e passou a apresentar sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.

O número de notificações por suspeita de intoxicação por metanol cresce a cada dia no Brasil. Além da Bahia, que registrou a primeira morte suspeita de contaminação pela substância, há 53 casos em São Paulo, 6 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal e no Paraná.

Causas e Prevenção

O metanol é usado como matéria-prima para combustíveis e é impróprio para consumo humano, mas estaria sendo utilizado na falsificação de bebidas alcoólicas. Especialistas alertam que o biocombustível pode ser usado para adulterar também cerveja e vinho.

Para prevenir a intoxicação por metanol, os consumidores devem:

  • Procurar estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha referência;
  • Desconfiar de preços muito baixos;
  • Observar a apresentação das embalagens e o aspecto do produto;
  • Ficar atento a sintomas após o consumo, como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência;
  • Buscar atendimento médico imediato se houver qualquer sintoma suspeito;
  • Comunicar as autoridades competentes.

O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de antídotos para casos de intoxicação por metanol, destinados a Estados e municípios para tratar vítimas de bebidas alcoólicas adulteradas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link