Impacto Negativo no PIB: Consequências do Shutdown nos EUA
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, expressou sua preocupação sobre o potencial impacto negativo no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano devido à paralisação do governo. Essa paralisação, que começou na madrugada de quarta-feira, é resultado do impasse entre os democratas e os republicanos em relação aos gastos e à lei tributária.
De acordo com Bessent, os democratas parecem “amar a inflação” e estão dispostos a aumentar os gastos inflacionários, o que é um ponto de discordância com os republicanos. O secretário ressaltou que os republicanos não voltarão atrás nos cortes de gastos na lei tributária, o que pode levar a um impasse contínuo.
Além disso, Bessent também mencionou que apresentará de três a cinco “fortes candidatos” para chefiar o Federal Reserve (Fed) ao presidente americano, Donald Trump. Ele espera que a primeira rodada de entrevistas com os candidatos seja concluída na próxima semana.
Sobre as negociações com a China, o secretário do Tesouro ponderou que o encontro entre Trump e o líder chinês, Xi Jinping, será “útil” e espera que a próxima rodada de negociações mostre “grande avanço”.
É importante notar que o shutdown do governo pode ter consequências econômicas significativas, incluindo:
- Impacto negativo no PIB;
- Perturbações nos mercados financeiros;
- Atrasos nos serviços públicos;
- Perda de produtividade e eficiência.
No entanto, é fundamental que os líderes políticos encontrem uma solução para o impasse e trabalhem em prol do crescimento econômico e do bem-estar da população americana.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link