bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:54
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Inflação do Aluguel: Entendendo o Aumento do IGP-M

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) apresentou uma alta de 0,42% em setembro, superando as expectativas de mercado, que apontavam para um avanço de 0,35%. Esse resultado faz com que o índice acumule uma alta de 2,82% em 12 meses. O IGP-M é uma medida importante para entender a inflação do aluguel e outros preços no mercado.

Um dos principais componentes do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral, teve uma alta de 0,49% em setembro. Isso ocorreu devido à menor queda nos preços dos bens finais, que passou de uma deflação de 0,55% no mês anterior para uma queda de apenas 0,02% em setembro. Já o avanço das Matérias-primas Brutas desacelerou para 1,47%, o que pode reduzir a pressão por repasses ao longo da cadeia produtiva.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem um peso de 30% no IGP-M, avançou 0,25% em setembro. As principais influências sobre o IPC incluíram o aumento no preço da energia elétrica devido ao término do bônus de Itaipu, que é distribuído aos consumidores anualmente. Além disso, classes de despesa como Habitação, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Alimentação apresentaram avanços nas suas taxas de variação.

  • Habitação: de -0,19% para 1,14%
  • Educação, Leitura e Recreação: de -0,78% para 0,38%
  • Transportes: de -0,22% para 0,16%
  • Alimentação: de -0,42% para -0,29%

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também apresentou uma alta, passando de 0,70% em agosto para 0,21% em setembro. O IGP-M é calculado com base nos preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, fornecendo uma visão abrangente do comportamento dos preços no mercado.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link