bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:02
Temperatura: 8.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Taxas do Tesouro Direto sobem com BC mais duro: última chance de comprar IPCA + 7%?

Taxas do Tesouro Direto Sobem com BC Mais Duro: Última Chance de Comprar IPCA + 7%?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a Selic em 15% ao ano, mas o tom do comunicado e da ata da reunião surpreendeu os agentes de mercado, indicando que a taxa de juro atual será mantida por um período prolongado. Isso resultou na abertura das taxas no Tesouro Direto, invertendo a tendência anterior de queda.

No Tesouro Direto, as taxas subiram, com o Tesouro Prefixado 2032 passando de 13,46% para 13,59% ao ano, e a rentabilidade real do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 passando de 7,40% para 7,47%. Isso gerou uma “janela de oportunidade” para os investidores, segundo Enrico Gazola, economista pelo Insper e sócio-fundador da Nero Consultoria.

  • Os investidores têm a chance de travar retornos elevados ou lucrar com a marcação a mercado, de acordo com Gazola.
  • A expectativa de queda da Selic ainda é consensual para 2026, embora possa acontecer um pouco mais tarde do que o esperado anteriormente.
  • Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, afirma que ainda não é a última chance de comprar juros reais acima de 7% no Tesouro IPCA+, mas é uma das melhores oportunidades em meses.

Vale a pena correr para aproveitar as taxas altas? Para o investidor que já tinha planos de comprar prefixados ou títulos de inflação do Tesouro Direto e tem disponibilidade de caixa, “faz sentido adiantar parte dos aportes, aproveitando esse prêmio atual”, diz Lima. No entanto, é importante equilibrar com liquidez e diversificação para mitigar riscos.

Enrico Gazola afirma que o momento atual gera oportunidades tanto para o investidor que quer levar os títulos até o vencimento como para quem quer lucrar com uma venda antecipada. No entanto, é preciso cautela nos aportes, pois parte da expectativa de queda de juros já está precificada, o que limita o ganho potencial.

Para mitigar riscos, é importante manter a diversificação e acompanhar de perto a evolução das expectativas de inflação e do cenário fiscal. Além disso, não é prudente concentrar toda a posição nos prefixados e títulos de inflação.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link