RIOgaleão assina contrato para novo leilão em 2026 com saída da Infraero
A operadora do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RIOgaleão, assinou um contrato de repactuação com o governo federal, prevendo um novo leilão do terminal em 2026. Esse leilão marca a saída da estatal Infraero da sociedade, após a Vinci Compass assumir o controle da empresa.
A Vinci comprou 70% da participação da Changi Airports na controladora da RIOgaleão e pretende participar do novo leilão de concessão do aeroporto, previsto para até março de 2026. A Changi Airports ficou com 30% da controladora da RIOgaleão, que detém 51% do aeroporto, enquanto a Infraero possui os 49% restantes.
O modelo do novo leilão prevê um lance mínimo de R$932 milhões, além da compra da fatia da Infraero, avaliada em cerca de R$500 milhões. A concessão do Galeão vai até 2039, mas o governo federal já estuda a renovação.
- A concessão do Galeão ocorreu em leilão em 2013, com um lance de cerca de R$19 bilhões.
- O Tribunal de Contas da União (TCU) definiu novas condições para a concessão do terminal.
- O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que em dois ou três anos o Galeão terá uma movimentação de mais de 30 milhões de passageiros e que tem capacidade para se tornar um hub da América do Sul.
O aeroporto deve encerrar 2025 com fluxo de cerca de 18 milhões de passageiros, bem longe do teto de sua capacidade de cerca de 40 milhões ao ano. Além disso, o governo federal está considerando a possibilidade de leilão do Santos Dumont no futuro.
O ministro Silvio Costa Filho também mencionou que a ideia é “flexibilizar” o teto de passageiros do Santos Dumont no ano que vem, o que pode levar a uma ampliação gradual do fluxo de passageiros.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link