bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:55
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Ações da Oracle disparam após notícia sobre avanço em acordo EUA-China sobre TikTok

As ações da Oracle subiram após notícias de que as negociações sobre o futuro do TikTok estão avançando, reduzindo a incerteza em torno de um dos principais clientes da empresa de software.

O TikTok está em uma situação incerta desde que os EUA decidiram banir o aplicativo, a menos que seu proprietário chinês o vendesse. O presidente Donald Trump deve conversar com o presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira, após líderes dos dois países afirmarem que um acordo para manter o aplicativo funcionando nos EUA foi alcançado.

“Fechei um acordo com a China. Vou falar com o presidente Xi na sexta-feira para confirmar tudo”, disse Trump na terça-feira, repetindo comentários feitos na segunda. O grupo de compradores será anunciado, afirmou.

A CNBC informou na terça-feira que a Oracle manteria o contrato de nuvem do TikTok dentro do acordo em discussão, que pode ser fechado em 30 a 45 dias. Diversas versões de uma solução envolvendo a Oracle como parceira técnica do TikTok foram discutidas ao longo dos anos.

As ações da Oracle subiram até 5,9% em Nova York na terça-feira. O papel da empresa acumula alta de 85% no ano, impulsionado pelo crescimento do seu negócio de infraestrutura em nuvem. Na semana passada, a Oracle registrou um aumento significativo em suas reservas, devido a compromissos relacionados à nuvem e inteligência artificial.

A Oracle é a principal fornecedora de infraestrutura em nuvem do TikTok nos EUA há anos — as duas empresas também colaboram no chamado Projeto Texas, que visa separar e proteger os dados dos usuários americanos do TikTok das operações da controladora ByteDance Ltd. na China.

Eliminar o risco de perder receita do TikTok seria benéfico para a Oracle, escreveu Kirk Materne, analista da Evercore ISI, em nota na terça-feira. “Uma possível resolução da questão da propriedade do TikTok representa outro potencial catalisador para as ações.”

O TikTok foi um cliente crucial para a Oracle no início de sua operação em nuvem. A empresa de mídia social precisava expandir sua infraestrutura nos EUA enquanto enfrentava o escrutínio dos legisladores devido às suas ligações com a China. A Oracle foi uma escolha lógica, tanto por sua experiência em segurança nacional quanto porque seu presidente e CEO eram apoiadores dos republicanos então no poder. Em 2022, o TikTok anunciou que todo o tráfego de usuários nos EUA passaria pelos servidores da Oracle.

© 2025 Bloomberg L.P.

infomoney.com.br/">InfoMoney.