Pedro Freitas, partner de Investment Banking da XP, detalhou, na última edição do podcast Raiz do Negócio, parceria entre InfoMoney e The AgriBiz, como funciona o trabalho de um banqueiro de investimento: é necessário conhecer as empresas, desenvolver soluções financeiras e conduzir operações de dívida, garantindo que investidores tenham acesso a novas oportunidades.
Freitas ressaltou que a entrada do mercado de capitais oferece um “bolso novo” para as empresas, reduzindo a dependência de grandes bancos.
E também enfatizou o papel educativo da XP: eventos são ferramentas para aproximar investidores da realidade do agro, mostrando como funcionam usinas, preços de commodities e processos de produção. “Não tem como conhecer se não for lá. Tem que sujar a botina”, brincou, destacando a importância de vivenciar o setor para entender seu funcionamento.
E essa proposta é contínua. Recentemente, foi realizada a segunda edição do GAFFFF, Global Agribusiness Forum, no Allianz Parque, um evento em São Paulo que reuniu em junho justamente esse trabalho de cultura e debates envolvendo a agropecuária.
Para Freitas, essa educação é essencial não apenas para investidores, mas também para produtores, ajudando-os a focar na geração de caixa, eficiência produtiva e governança. Isso garante que, mesmo em períodos de adversidade, o setor consiga se manter resiliente e preparado para novas oportunidades.
Eficiência e produtividade
Freitas destacou ainda que a eficiência na produção é um dos fatores-chave para o sucesso no agro. Segundo ele, quem consegue produzir mais com menos recursos tende a se manter competitivo e resiliente, mesmo diante de ciclos de preços adversos das commodities. “Quem produzir mais dentro daquele espaço com menos custo é quem, no longo prazo, vai estar resiliente”, afirmou.
Além disso, ele apontou as oportunidades de médio e longo prazo no setor, considerando a crescente demanda global por alimentos e biocombustíveis. O Brasil, com produtividade elevada e grandes áreas disponíveis, está posicionado para atender a essa demanda, oferecendo aos investidores oportunidades estratégicas em diferentes segmentos, como energia, proteína e produção agrícola.
infomoney.com.br/">InfoMoney.