A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis filmes nacionais que estão na disputa para representar o país na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2026.
A lista reúne produções que já receberam reconhecimento em festivais internacionais e que refletem a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. O título escolhido será revelado no dia 15 de setembro.
Os longas selecionados são:
- “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho;
- “Manas”, de Marianna Brennand;
- “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro;
- “Baby”, de Marcelo Caetano;
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e
- “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
A seleção final foi feita após uma triagem inicial de 16 filmes, que passaram por avaliação do conselho da Academia em reunião realizada nesta segunda-feira.
“O Agente Secreto” tem ganhado destaque na imprensa internacional, sendo apontado como um dos favoritos não apenas para a categoria internacional, mas também para outras indicações, como melhor filme, roteiro original, direção e atuação, com Wagner Moura no elenco. O filme conquistou prêmios importantes no Festival de Cannes, incluindo melhor direção e melhor ator.
Já “O Último Azul” foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto “Manas” recebeu apoio do ator e produtor Sean Penn, que atua como produtor executivo.
A expectativa para o Oscar do próximo ano é grande, especialmente após a conquista inédita do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que venceu na categoria de melhor filme internacional na edição deste ano.
O anúncio oficial do filme que irá concorrer ao Oscar será feito em 15 de setembro, dando início à preparação para a maior premiação do cinema mundial.
infomoney.com.br/">InfoMoney.