Columbus, Ohio
Hora local: 06:19
Temperatura: 7.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Raul Gil enfrenta diverticulite, mesma doença que afetou Tancredo Neves

Diagnosticado com diverticulite aguda e desidratação, o apresentador Raul Gil, 86 anos, permanece internado no Hospital Moriah, em São Paulo. Seu estado de saúde é considerado estável, apesar da inflamação no abdome.
Conforme o último boletim médico divulgado no início da tarde do sábado (6), o paciente apresentou melhora do quadro com diminuição dos sinais inflamatórios e infecciosos. “Seu estado geral é estável e segue recebendo medicação endovenosa”, segundo informações do portal G1. Desde a quarta-feira (3) Raul Gil está internado e passou por exames, após uma indisposição.
Em 2023, o apresentador já havia sido internado no mesmo hospital para realizar uma cirurgia na próstata para tratar um aumento da glândula, que poderia causar obstrução do canal urinário.

O que é diverticulite

Diverticulite é a inflamação ou infeção de divertículos, que são pequenas bolsas que se formam na parede do intestino grosso (cólon). A doença ficou conhecida depois de afetar a saúde do presidente eleito Tancredo Neves, levando-o à morte, em 21 de abril de 1985, após complicações do quadro.
Os sintomas vão desde a dor abdominal, geralmente do lado esquerdo, febre, náuseas e até alterações no trânsito intestinal (constipação ou diarreia), podendo ser uma condição grave que necessita de intervenção médica.

No caso de Tancredo, o que se sabe é que a doença foi apenas uma suspeita inicial, porém o que se confirmou a seguir, pela análise de uma biópsia, era que não se tratava apenas de um divertículo inflamado, mas sim de um tumor conhecido como leiomioma.

Leia Mais: Internação de Raul Gil expõe conflito familiar; entenda a briga entre herdeiros

infomoney.com.br/">InfoMoney.