Após levar teatro a cidades e localidades com pouco acesso a produções artísticas no Norte do país, a Associação Arte & Fato retorna a Manaus, para a apresentação do espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, escrito pelo renomado dramaturgo Márcio Souza, nesta quarta (3), às 20h, no Teatro Amazonas (Rua 10 de Julho, Centro). O acesso é gratuito.
A apresentação finaliza a temporada artística do grupo pelo Norte do Brasil, em um gesto de celebração e reconhecimento ao projeto. O espetáculo encerra em Manaus uma circulação que percorreu os rios Negro, Amazonas e Tapajós, atingindo aproximadamente 5 mil espectadores nos estados do Amazonas, Pará e Roraima. Unidades escolares indígenas foram alguns dos locais que receberam a obra teatral.
A apresentação é promovida pela Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato, em parceria com a Prefeitura de Manaus, Concultura, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura. Inspirada na tradição oral do povo Tukano, do Alto Rio Negro, a encenação traz aos palcos uma narrativa marcada pela força da cultura amazônica.
Para Douglas Rodrigues, diretor da Associação Arte & Fato, a experiência representa um marco de descentralização cultural. É um fato revigorante para nós teatreiros, descentralizando nosso ofício a populações ao longo dos rios. Sem o desejo coletivo e o apoio do Ministério da Cultura e da Funarte, seria impossível, destaca ele.
Arte nos vilarejos ribeirinhos
Em 2025, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas (AACA), sediada em Manaus, reafirma sua missão de levar arte a vilarejos e pequenas comunidades ribeirinhas, onde o contato com a produção cênica é escasso ou quase inexistente. Nessas localidades, os rios funcionam como estradas que conectam pessoas, culturas e identidades, refletindo a realidade social e geográfica da região Norte.
As chamadas distâncias continentais dificultam o acesso da população ao teatro. “Invertendo a lógica tradicional, o grupo opta por se afastar dos grandes palcos em favor de construir novas redes culturais diretamente com as comunidades”, complementa Douglas. Com o apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, a Arte & Fato se prepara para realizar novas encenações ao longo dos rios em 2025, consolidando sua proposta de democratização cultural.
A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê representa não apenas um espetáculo, mas também uma homenagem à genialidade de Márcio Souza, um dos maiores nomes da dramaturgia amazônica. O trabalho da associação reafirma sua conexão com o território e sua dedicação em manter viva a tradição artística local.
Sinopse
A peça narra a trajetória de um sapo que deseja ser gente e volta a ser sapo, em uma releitura da clássica jornada de Orfeu. O espetáculo é aberto a todos os públicos e indicado para pessoas de todas as idades.
Ficha técnica
Dramaturgia: Márcio Souza
Direção Geral: Douglas Rodrigues
Direção Musical: Jeferson Mariano e Regina Santos
Figurinos: Douglas Rodrigues e Dione Maciel
Confecção de Figurinos: Dione Maciel, Solange Ramos, Rosa Malagueta e Douglas Rodrigues.
Cenário: Douglas Rodrigues
Confecção: Dione Maciel, Assentamento Waimiri Atroari, Miguel Dessana, Ailton Esculturas.
Maquiagem: AACA – Arte&Fato
Trilha Original
Espumas – Bell Esculturas
Produção: Wesley Almeida
Músicos
Alan Jones – Percussão
Regina Santos – Efeitos e flautas.
Anderson Barreto – Flautas
Atores
Israel Castro
Mário Jorgi
Sam Kelwen
Eduardo Oliveira
Karol Medeiros
Michel Guerreiro
Idelson Mouta
Acácia Mié
Leonel Worton
Crédito das fotos
Bruno Lopes
Informações
(92) 98166-5823 – Assessoria de imprensa