Renovação de Cota Zero para Carros Elétricos: Benefícios para o Consumidor
O governo federal decidiu renovar, por seis meses, as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). Essa medida visa garantir melhores preços para o consumidor brasileiro e fortalecer a indústria automotiva nacional.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, a presença dos veículos elétricos já é uma realidade na cena urbana do país. A medida terá validade por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano e contempla um limite de US$ 463 milhões em veículos nos regimes CKD e SKD.
Benefícios para o Consumidor e a Indústria
A renovação da cota zero para carros elétricos beneficia o consumidor, pois permite a importação de veículos a preços mais competitivos. Além disso, a medida também beneficia a indústria automotiva nacional, pois as montadoras que se instalarem no país para produzir veículos híbridos e elétricos terão acesso a linhas de financiamento.
A seguir, estão alguns dos principais benefícios da renovação da cota zero para carros elétricos:
- Preços mais competitivos para o consumidor;
- Fomento à indústria automotiva nacional;
- Geração de emprego e renda;
- Aumento da oferta de veículos híbridos e elétricos no mercado.
No entanto, a medida também enfrenta críticas das montadoras tradicionais, que argumentam que a manutenção das cotas de importação a veículos elétricos com alíquota zero pode prejudicar fabricantes instalados no Brasil, trabalhadores e empresas nacionais de autopeças.
Além disso, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, que passarão a ser de 35% a partir de julho.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link