Irã busca facilitar passagem de navios do Japão por Ormuz
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, anunciou que o país está trabalhando para facilitar a passagem de navios do Japão pelo Estreito de Ormuz, garantindo que ocorra “sem problemas”. Essa declaração foi feita em uma mensagem via Telegram, após uma ligação com a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi.
Segundo Pezeshkian, o Irã adotará todas as medidas necessárias para normalizar o tráfego marítimo em Ormuz e preservar a estabilidade e a segurança na passagem estratégica. Além disso, o país está “totalmente preparado” para facilitar a navegação marítima na importante rota.
No entanto, Pezeshkian criticou as restrições e barreiras impostas pelos Estados Unidos ao transporte marítimo e ao comércio iranianos, considerando-as o principal problema. Ele também destacou que o Irã sempre considerou a diplomacia o meio mais eficaz para resolver as questões existentes, mas que as ações desestabilizadoras do regime israelense e as violações do cessar-fogo no Líbano têm criado obstáculos aos processos diplomáticos.
- O Irã busca facilitar a passagem de navios do Japão por Ormuz.
- O país está trabalhando para normalizar o tráfego marítimo em Ormuz e preservar a estabilidade e a segurança na passagem estratégica.
- As restrições e barreiras impostas pelos Estados Unidos são consideradas o principal problema.
Em resumo, o Irã está trabalhando para facilitar a passagem de navios do Japão por Ormuz, mas enfrenta obstáculos impostos pelos Estados Unidos e pelo regime israelense. A diplomacia é considerada o meio mais eficaz para resolver as questões existentes, mas as ações desestabilizadoras têm criado obstáculos aos processos diplomáticos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link