Navio Histórico Afundado em Santos Será Içado e Investigado
O navio oceanográfico Professor W. Besnard, que afundou parcialmente na noite de sexta-feira, 13, em Santos, no litoral de São Paulo, será içado e levado para um estaleiro para ser restaurado. A Marinha do Brasil abriu um inquérito administrativo para apurar as causas do afundamento, que foi causado por um furto de um cabo de energia.
De acordo com o Instituto do Mar (Imar), responsável pela embarcação, o furto da fiação ocorreu antes do carnaval e interrompeu o funcionamento de uma bomba de sucção, o que fez com que o casco do navio se enchesse de água e a embarcação adernasse. A prefeitura de Santos informou que não foi notificada sobre o furto da fiação e que a segurança da embarcação era de responsabilidade do Instituto do Mar.
Investigação e Restauração
A Marinha do Brasil informou que duas equipes de militares peritos foram acionadas e estiveram no local para investigar o ocorrido. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo ocorrido. A Autoridade Portuária de Santos (APS) disse que o navio será içado e levado para um estaleiro para ser restaurado com apoio de empresas parceiras.
Se a restauração não for possível, parte do navio será preservada e instalada no Parque Valongo. O navio Professor W. Besnard tem grande importância histórica, pois realizou a primeira expedição brasileira à Antártida em 1982 e participou de outras cinco expedições à Antártida e centenas de outras missões científicas.
Importância Histórica
O navio foi projetado no Brasil e construído na Noruega em 1966. Ele foi nomeado em homenagem ao primeiro diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Wladimir Besnard. O navio teve baixa operacional em 2008 e foi cedido pela USP para a prefeitura de Ilhabela, que pretendia afundá-lo para criar um recife artificial.
No entanto, a Justiça impediu o afundamento e o navio foi doado para o Imar, para que fosse restaurado. O projeto não avançou por falta de apoio financeiro e o barco acabou sendo atracado no cais do Parque Valongo como atração turística.
- O navio Professor W. Besnard foi afundado parcialmente em Santos.
- A Marinha do Brasil abriu um inquérito administrativo para apurar as causas do afundamento.
- O navio será içado e levado para um estaleiro para ser restaurado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link