bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:04
Temperatura: 11.3°C
Probabilidade de chuva: 3%

Liquidação do Banco Pleno

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno, uma medida que inclui também a Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliários. Essa decisão foi anunciada na quarta-feira (18) em Brasília e é justificada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição.

Segundo o Banco Central, o conglomerado prudencial Pleno, do qual o Banco Pleno é a instituição líder, é de porte pequeno e detém apenas 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional. No entanto, a liquidação extrajudicial foi motivada pela deterioração da situação de liquidez e pela infringência às normas que disciplinam a atividade do banco.

Relação com o Banco Master

O Banco Pleno tem uma relação interessante com o Banco Master, pois até meados de 2025, integrava o conglomerado financeiro do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro. O Banco Master é alvo da Operação Compliance Zero, que investiga a concessão de créditos falsos, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal.

O Banco Pleno é comandado por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio do Banco Master. A operação investiga fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões.

Medidas Adotadas

Além da liquidação extrajudicial, o Banco Central pode adotar outras medidas para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. Caso as suspeitas de irregularidades se confirmem, serão adotadas medidas sancionadoras de caráter administrativo e comunicações às autoridades competentes.

  • Indisponibilidade dos bens de controladores e administradores do conglomerado prudencial Pleno.
  • Avaliação da situação econômico-financeira da instituição.
  • Investigação sobre as irregularidades cometidas pelo banco.

O Banco Central justificou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno e de sua distribuidora, citando o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e a infringência às normas que disciplinam a sua atividade.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link