bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:38
Temperatura: 10.5°C
Probabilidade de chuva: 3%

Rússia recebe chanceler cubano e pede que EUA não imponham bloqueio a Cuba

Rússia Recebe Chanceler Cubano e Pede que EUA Não Imponham Bloqueio a Cuba

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, visitou Moscou em meio a uma crise energética na ilha, agravada por restrições dos Estados Unidos às exportações de petróleo para o país. Durante sua visita, Rodríguez se reuniu com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, e teve um encontro previsto com o presidente Vladimir Putin.

As conversas entre os líderes giraram em torno da situação atual de Cuba, que enfrenta apagões e grave escassez de combustível. Lavrov pediu que Washington “demonstre bom senso” e desista de planos de bloqueio marítimo, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar impor tarifas a países que vendam petróleo a Cuba.

Posição da Rússia

A Rússia se opõe ao bloqueio da ilha e pretende aprofundar as relações bilaterais com Cuba, inclusive “em tempos difíceis”, com assistência adequada. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reforçou essa posição, destacando que a Rússia continuará apoiando Cuba na defesa de sua soberania e segurança.

  • A Rússia se opõe ao bloqueio de Cuba.
  • Pretende aprofundar as relações bilaterais com Cuba.
  • Oferecerá assistência adequada a Cuba.

Cuba perdeu importantes fornecedores de petróleo neste ano, incluindo a Venezuela e o México, que suspenderam as vendas devido a pressões dos EUA. A falta de combustível já levou empresas russas a suspender pacotes turísticos, depois que Havana anunciou que não abastecerá aviões na ilha.

A visita do chanceler cubano à Rússia ocorre em um momento em que a relação entre Moscou e Washington está sendo testada. Putin tem elogiado esforços de Trump para mediar o fim da guerra na Ucrânia, e os dois países discutem a retomada de laços econômicos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link