bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:09
Temperatura: 10.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estímulos a duas áreas cerebrais tornam as pessoas ‘menos egoístas’; entenda

Estímulos a Áreas Cerebrais e Altruísmo

Um estudo recente publicado na revista PLOS Biology revelou que estimular duas áreas cerebrais específicas pode aumentar a capacidade de uma pessoa de se comportar de forma altruísta. Os pesquisadores da Universidade Normal do Leste da China e da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriram que ao estimular os lobos frontal e parietal do cérebro, os participantes se tornaram mais propensos a fazer escolhas altruístas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram a 44 participantes que completassem 540 decisões em um Jogo do Ditador, onde ofereciam-se para dividir uma quantia de dinheiro com outra pessoa. Enquanto os participantes jogavam, os pesquisadores estimulavam seus cérebros com estimulação transcraniana por corrente alternada sobre os lobos frontal e parietal. A estimulação foi configurada para fazer com que as células cerebrais nessas áreas disparassem juntas em padrões repetitivos.

Resultados do Estudo

Os resultados mostraram que, durante a estimulação por corrente alternada, os participantes eram ligeiramente mais propensos a fazer uma escolha altruísta e oferecer mais dinheiro a outra pessoa, mesmo quando receberiam menos dinheiro do que seu parceiro. Isso sugere que as escolhas altruístas podem ter como base a atividade sincronizada dos lobos frontal e parietal do cérebro.

Os autores do estudo destacam que a novidade aqui é a evidência de causa e efeito: quando alteraram a comunicação em uma rede cerebral específica usando estimulação direcionada e não invasiva, as decisões de compartilhamento das pessoas mudaram de forma consistente. Isso alterou a maneira como elas equilibravam seus próprios interesses com os dos outros.

Implicações do Estudo

Os resultados desse estudo têm implicações importantes para a compreensão de como o cérebro apoia as decisões sociais e a cooperação. Além disso, podem preparar o terreno para futuras pesquisas sobre cooperação, especialmente em situações em que o sucesso depende do trabalho em equipe.

  • A estimulação de áreas cerebrais específicas pode aumentar a capacidade de uma pessoa de se comportar de forma altruísta.
  • A atividade sincronizada dos lobos frontal e parietal do cérebro pode ser a base das escolhas altruístas.
  • O estudo fornece evidência de causa e efeito para a relação entre a estimulação cerebral e as decisões de compartilhamento.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link