bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:43
Temperatura: -1.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Produção de Petróleo no Espírito Santo

O Espírito Santo retomou a vice-liderança no ranking nacional de produção de petróleo, graças à produtividade do Campo de Jubarte, localizado na Bacia de Campos. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de óleo no estado alcançou 193 mil barris por dia em 2025, representando 5,1% da produção nacional.

O Campo de Jubarte, operado pela Petrobras, responde por 77,3% da produção do estado e registrou aumento de 32,8% na sua produção no período de 2024-2025. A entrada em operação do navio-plataforma FPSO Maria Quitéria elevou a produção em Jubarte, que tem capacidade de produção diária de 100 mil barris de petróleo e o processamento de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Importância Estratégica

A importância estratégica de Jubarte é reafirmada pelos números de produção, que revelam o elevado grau de concentração produtiva no estado. O investimento da Petrobras em exploração e produção tende a impulsionar a cadeia de fornecedores e serviços associados ao setor, gerando efeitos positivos sobre a economia regional.

Além disso, a produção de petróleo no Espírito Santo tem um papel decisivo no crescimento da produção industrial capixaba, que foi o estado com o maior crescimento da produção industrial em 2025, acima da média nacional.

Empregos e Investimentos

A cadeia produtiva do setor de petróleo e gás gera oportunidades de emprego e renda no estado, com mais de 600 empresas em operação e ao menos 15 mil trabalhadores formais. No entanto, é necessário investir em produção e exploração na Bacia do Espírito Santo, que precisa de mais investimentos para aumentar a produção.

  • A produção de petróleo no Espírito Santo alcançou 193 mil barris por dia em 2025.
  • O Campo de Jubarte responde por 77,3% da produção do estado.
  • A entrada em operação do FPSO Maria Quitéria elevou a produção em Jubarte.
  • A produção de petróleo no Espírito Santo tem um papel decisivo no crescimento da produção industrial capixaba.
  • A cadeia produtiva do setor de petróleo e gás gera oportunidades de emprego e renda no estado.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link