Presidente do PT se reúne com Ciro Nogueira e Rueda para aproximar PP e União de Lula
O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, e o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, reuniram-se em janeiro com o presidente do PT, Edinho Silva, para tratar de cenários regionais e possíveis composições políticas mirando as eleições deste ano.
A conversa ocorre num momento em que há uma tentativa de aproximação com a sigla do presidente Lula e uma tentativa de governistas em buscar uma neutralidade dos partidos de centro no pleito nacional. Segundo relatos de políticos, a discussão teve como foco a situação de palanques estaduais, especialmente em regiões onde há sobreposição de interesses entre partidos que hoje integram campos políticos distintos no plano nacional.
Os principais pontos discutidos incluem:
- A situação de palanques estaduais, especialmente em regiões onde há sobreposição de interesses entre partidos;
- A possibilidade de composições políticas mirando as eleições deste ano;
- A neutralidade dos partidos de centro no pleito nacional.
A União Brasil e o PP devem formar uma federação partidária, que ainda falta ser formalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que tem sido alvo de investidas de aliados de Lula. A tendência hoje é que a federação fique neutra no pleito nacional, liberando os filiados para fazerem alianças regionais com o candidato que for mais conveniente no cenário local.
A reunião também ocorre em meio a uma série de movimentos discretos de lideranças partidárias que buscam preservar margens de negociação antes da definição formal das candidaturas presidenciais. A ideia é adiar ao máximo qualquer definição a nível nacional do grupo, para entender o cenário e as possibilidades de aliança mais próximo da data das convenções partidárias.
Dirigentes petistas veem a rodada de diálogos como parte de um esforço mais amplo para evitar isolamento em colégios eleitorais estratégicos e reduzir a adesão antecipada de partidos de centro ao campo bolsonarista. Eles dizem que como Edinho é presidente do partido, esse tipo de conversa com dirigentes de outras legendas passarão a ocorrer com maior frequência com a proximidade das eleições.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link