bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:57
Temperatura: -2.8°C
Probabilidade de chuva: 1%

Em situação crítica, Cuba fica sem combustível para voos internacionais

Cuba Enfrenta Crise Energética: Combustível para Voos Internacionais Escasseia

A situação energética em Cuba está se tornando cada vez mais crítica. Um aviso recente emitido para as companhias aéreas internacionais que operam na ilha alerta sobre a falta de combustível de aviação a partir de segunda-feira. O motivo principal para essa escassez é o bloqueio de envio de petróleo e derivados imposto pelos Estados Unidos, que foi agravado pela intervenção americana na Venezuela no início do ano.

De acordo com a agência de notícias EFE, o período de validade da notificação é de um mês, de 10 de fevereiro a 11 de março. Os aeroportos afetados incluem o José Martí, em Havana; o Juan Gualberto Gómez, em Varadero; o Jaime González, em Cienfuegos; o Abel Santamaría, em Santa Clara; o Ignacio Agramonte, em Camagüey; o Jardines del Rey, em Cayo Coco; o Frank País, em Holguín; o Antonio Maceo, em Santiago de Cuba; e o Sierra Maestra, em Manzanillo.

Uma mensagem codificada do Notam, conforme informação do banco de dados da Administração Federal de Aviação (FAA), indica que o combustível JET A1 não estará disponível. Esse problema não é novo e se repete desde os anos 1990, com as companhias aéreas tentando superá-lo reorganizando suas rotas a partir da ilha com escalas extras para reabastecimento no México ou na República Dominicana.

Impacto nos Voos e Turismo

A maioria dos voos que conectam a ilha ao exterior cobre rotas para a Flórida, nos Estados Unidos, e para várias cidades do Canadá, que é a principal fonte de turistas para a ilha. Além disso, Cuba também mantém conexões regulares com outros países, incluindo Rússia, Espanha, Panamá, México, Colômbia, República Dominicana e Venezuela.

A crise energética pode afetar significativamente o turismo em Cuba, que já está enfrentando desafios devido à crise econômica. O número de visitantes caiu 17,8% em 2025, e a falta de combustível para voos internacionais pode piorar ainda mais a situação.

A Rússia, que tem uma presença significativa de turistas em Cuba, está monitorando de perto a situação. O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, classificou a situação do combustível em Cuba como crítica e afirmou que a Rússia está em contato com seus amigos cubanos por canais diplomáticos.

  • A crise energética em Cuba é resultado do bloqueio de envio de petróleo e derivados imposto pelos Estados Unidos.
  • A falta de combustível para voos internacionais pode afetar significativamente o turismo em Cuba.
  • A Rússia está monitorando de perto a situação e está em contato com os cubanos por canais diplomáticos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link