Bolsa de Tóquio bate recorde após Takaichi conquistar maioria na Câmara Baixa
As bolsas da Ásia fecharam em alta, com a de Tóquio em novo recorde no encerramento da sessão, após a vitória histórica do partido da primeira-ministra Sanae Takaichi nas eleições. Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão desta segunda-feira em alta de 3,9%, aos 56.363,94 pontos.
As ações dos setores de eletrônicos, semicondutores e indústria lideraram os ganhos. A fabricante de equipamentos para testes de chips, Advantest, subiu 12%, o SoftBank Group avançou 6,3% e a gigante industrial Hitachi teve alta de 8,4%.
O Partido Liberal Democrático (PLD) de Takaichi conquistou mais de dois terços das cadeiras da Câmara Baixa do Parlamento japonês, garantindo sua maior maioria histórica. A primeira-ministra planeja aumentar os gastos com defesa e indústria, com foco em inteligência artificial, tecnologias quânticas e de fusão nuclear, aeroespacial e construção naval, entre outros.
Além disso, ela prometeu reduzir a dependência de orçamentos suplementares e diminuir a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Essas medidas devem impulsionar o crescimento econômico a longo prazo.
Outras bolsas da Ásia também registraram ganhos, como:
- Em Seul, o Kospi ganhou 4,1%, fechando aos 5.298,04 pontos.
- No mercado continental da China, o índice chinês Xangai Composto fechou em alta de 1,4%, aos 4.123,09 pontos.
- Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,8%, aos 27.027,16 pontos.
- Na Oceania, a bolsa australiana subiu e o índice S&P/ASX ganhou 1,79%, para 8.870,10 pontos.
Esses resultados demonstram a confiança dos investidores na economia asiática e nas medidas tomadas pela primeira-ministra Takaichi para impulsionar o crescimento econômico.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link