bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:02
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Previsão do Banco Mundial para os Preços Agrícolas em 2026

O Banco Mundial prevê um recuo de cerca de 2% no índice de preços agrícolas em 2026. De acordo com as projeções divulgadas recentemente, os preços de alimentos e matérias-primas agrícolas devem permanecer estáveis ao longo do ano, com o crescimento da oferta acompanhando a demanda. No entanto, os preços de bebidas, como café e cacau, devem cair cerca de 7% devido à expansão da oferta.

Os fatores que devem afetar os preços das commodities agrícolas incluem o comportamento do PIB global, a desvalorização do dólar ante outras moedas, os custos dos insumos, a demanda por biocombustíveis e as políticas comerciais agressivas praticadas pelos países. Além disso, riscos de alta decorrentes de eventos climáticos extremos e menor tensão comercial envolvendo diversas commodities referenciadas nos EUA devem ser compensados por riscos de baixa relacionados à demanda mais fraca por biocombustíveis e a um crescimento global mais moderado.

Fatores que Influenciarão os Preços Agrícolas em 2026

  • Crescimento global: As projeções de preços agrícolas assumem que o crescimento econômico global vai diminuir levemente em 2026, de 2,7% em 2025 para 2,6% em 2026.
  • Movimentos do dólar americano: A desvalorização do dólar pode sustentar preços mais altos das commodities em dólar, enquanto um dólar mais forte tende a pressioná-los para baixo.
  • Política monetária: Taxas de juros mais baixas geralmente sustentam os preços das commodities, ao incentivar fluxos de investimento e reduzir custos de financiamento.

Outros fatores que podem influenciar os preços agrícolas em 2026 incluem mudanças em políticas comerciais e tarifas, a intensidade do La Niña e a demanda por biocombustíveis. Além disso, os custos de insumos, como fertilizantes, também podem afetar os preços dos alimentos.

Em resumo, o Banco Mundial prevê um recuo de 2% no índice de preços agrícolas em 2026, com fatores como o crescimento global, os movimentos do dólar americano e a política monetária influenciando os preços das commodities agrícolas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link