Mac blindado? Novo golpe no Google usa falsa página da Apple para invadir macOS
Usuários do Mac da Apple estão na mira de cibercriminosos, que criaram uma nova campanha para disseminar anúncios maliciosos no Google. Esses anúncios oferecem ferramentas de limpeza para roubar dados, e são veiculados por meio de resultados de busca patrocinados quando o usuário pesquisa por “limpeza de Mac” no mecanismo de busca.
Quando a pessoa clica no link, acreditando estar diante de um recurso legítimo, ela é direcionada para uma página que imita o site de suporte da Apple. É nesse endereço corrompido que a ação ocorre, já que a vítima em potencial é induzida a executar um comando malicioso que permite o controle total do sistema macOS pelos criminosos.
As páginas falsas mostram um passo a passo de como o usuário pode liberar espaço no disco do dispositivo, trazendo um layout bastante similar à página de suporte da Apple. No entanto, a ação maliciosa começa quando a vítima copia e cola um comando no Terminal do macOS, que é ofuscado a partir de uma codificação Base64.
Assim que o comando é executado, um script vindo de um servidor remoto é instalado no sistema, iniciando uma série de processos comprometidos que enganam o usuário com avisos falsos, como “limpando o armazenamento do macOS”. Em segundo plano, ocorre tudo, menos uma limpeza no disco: com o acesso remoto, os hackers conseguem roubar dados sensíveis do usuário, extrair chaves SSH, instalar malware e ainda minerar criptomoedas.
- Os anúncios maliciosos são veiculados por meio de contas verificadas pelo Google que parecem ter sido comprometidas pelos criminosos para contornar medidas de segurança da empresa.
- Os usuários devem ter cuidado ao clicar em links de resultados de busca patrocinados, especialmente quando se trata de temas relacionados à segurança e limpeza do sistema.
- É importante manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados, além de usar software de segurança confiável para proteger contra ameaças maliciosas.
De acordo com a MacKeeper, esses anúncios são uma ameaça grave para a segurança dos usuários do Mac, e é importante tomar medidas para se proteger contra essas ameaças. Além disso, é fundamental estar ciente das táticas usadas pelos cibercriminosos para evitar cair em golpes como esse.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link