Ciclone Extratropical se Intensifica em Santa Catarina
A formação de um novo ciclone extratropical na Região Sul do país está se intensificando em Santa Catarina, trazendo consigo temporais isolados com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais nas regiões do litoral sul e na grande Florianópolis.
De acordo com o alerta meteorológico divulgado pela Defesa Civil do estado, o temporal deve permanecer entre duas e três horas. A Defesa Civil de Santa Catarina havia alertado, em nota publicada na última sexta-feira (30), para a formação de um ciclone extratropical, com chegada prevista entre a segunda (2) e a quarta-feira (4).
A meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, destacou que “diferentemente do final de semana, quando as instabilidades são passageiras, a chuva deve ocorrer de forma persistente e volumosa nos próximos dias”. Isso aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.
Os principais pontos a considerar sobre o ciclone extratropical em Santa Catarina incluem:
- Formação de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo;
- Alagamentos pontuais nas regiões do litoral sul e na grande Florianópolis;
- Aumento do risco para enxurradas e deslizamentos devido aos acumulados elevados de chuva.
A Defesa Civil informou ainda que, a partir da tarde de hoje para a noite, o aquecimento, a umidade e a influência de uma área de baixa pressão e de ventos mais intensos em diferentes níveis da atmosfera voltam a favorecer a formação de temporais isolados.
É importante que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil para minimizar os impactos do ciclone extratropical.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link