bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:08
Temperatura: -11.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

MP pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou ao ministro Jhonatan de Jesus a adoção de providências para examinar eventuais doações feitas pelo Banco Master em campanhas eleitorais. O pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, no âmbito do processo na Corte de Contas que envolve a instituição financeira.

Em novembro de 2025, o Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Master, citando grave crise de liquidez e comprometimento significativo da situação econômico-financeira do banco. No TCU, o caso entrou na pauta em dezembro passado, quando o ministro Jhonatan de Jesus deu 72 horas para a autarquia justificar a medida.

Desde então, o caso segue no Tribunal, com a Corte fiscalizando a legalidade do processo de liquidação, sob a relatoria de Jesus, sem perspectiva de reverter o que foi determinado pelo BC. A movimentação provocou críticas à atuação do TCU, com questionamentos sobre os limites da Corte de Contas no processo.

As principais questões em debate incluem:

  • A análise das doações em campanha eleitoral realizadas pelo Banco Master, que poderia trazer maior transparência sobre o financiamento das campanhas eleitorais;
  • A contribuição para um entendimento mais aprofundado do escândalo envolvendo o caso Master e os diversos atores nele implicados;
  • A possibilidade de o TCU entender que essa nova linha na fiscalização é competência da Justiça Eleitoral, e, nesse caso, o acionamento do Ministério Público Eleitoral para que sejam adotadas as providências cabíveis.

O subprocurador-geral Lucas Furtado defendeu que a análise das doações em campanha eleitoral realizadas pelo Banco Master é fundamental para avançar na apuração dos fatos e na responsabilização de eventuais irregularidades. Além disso, a realização da diligência no Banco Central foi acordada em reunião entre diretores e o presidente do BC, Gabriel Galípolo, o presidente do TCU, Vital do Rêgo, e o ministro Jhonatan de Jesus.

A inspeção de documentos sobre a liquidação do Banco Master faz parte do trâmite instrutório conduzido pela área técnica, e o caso será submetido ao plenário, com o voto do relator, após esse encaminhamento. O Banco Central desempenha um papel fundamental nesse processo, e a análise da carteira de crédito do Banco Master pode ser um ponto importante na investigação.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link