Cirurgia de catarata: entenda o procedimento
A catarata é uma doença dos olhos que causa opacidade na visão, principalmente devido ao envelhecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal causa de cegueira na população, especialmente em pessoas acima de 70 anos. No entanto, pode se manifestar em qualquer momento da vida.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, um procedimento comum na oftalmologia. A cirurgia, chamada de facectomia, envolve a retirada do cristalino comprometido pela doença e o substitui por uma lente artificial, um implante intraocular.
Como é a cirurgia de catarata?
A cirurgia é considerada segura, de baixo risco e costuma ser feita em cerca de 15 minutos. O implante da lente artificial é delicado e deve ser feito com cuidado, preferencialmente por um profissional experiente. A recuperação é rápida, se não houver complicações. Além disso, a cirurgia pode corrigir o grau de olhos míopes, hipermetropes e astigmatas, por meio das lentes intraoculares.
Os sintomas da catarata incluem:
- Sensação de visão embaçada
- Alteração contínua da refração (grau dos óculos)
- Maior sensibilidade a luz
- Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes
- Percepção de que as cores estão desbotadas
Normalmente, também há uma piora da miopia com redução da visão em baixo contraste e baixa luminosidade, principalmente para longe. A cirurgia de catarata é uma opção eficaz para tratar a doença e restaurar a visão.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link