Decisão do Copom: O que Esperar?
O mercado brasileiro está atento à decisão do Banco Central sobre a política de juros, que será anunciada nesta quarta-feira (28). Embora algumas instituições financeiras acreditem que há espaço para um corte de juros em janeiro, a maioria das apostas aponta para uma redução em março.
O ritmo de corte de juros será fundamental para a economia neste ano. O Copom (Comitê de Política Monetária) ficará de olho em dados de inflação, mercado de trabalho, atividade econômica e na perspectiva de corte de gastos do governo em 2027, especialmente em relação às reformas fiscais, que devem ser discutidas durante as eleições.
Projeções de Cortes de Juros
Algumas instituições financeiras, como a XP e o JP Morgan, projetam que os cortes de juros começarão em março, com uma redução de 0,50 ponto percentual. Já o Itaú prevê um corte de 0,25 ponto percentual em março, chegando a 12,25% ao fim de 2026.
- XP: corte de 0,50 ponto percentual em março, seguido por cinco cortes consecutivos, até chegar a 12,5% em setembro.
- JP Morgan: corte de 0,50 ponto percentual em março, com um ritmo de corte de 1 ponto percentual por trimestre, chegando a 11,50% no fim do ano.
- Itaú: corte de 0,25 ponto percentual em março, chegando a 12,25% ao fim de 2026.
As instituições financeiras também estão de olho nas expressões usadas no comunicado e na ata da reunião do Copom, buscando pistas sobre como o comitê reagirá aos dados da economia.
O banco central deve considerar a inflação no horizonte relevante, que é o terceiro trimestre de 2027, para tomar decisões sobre a política monetária.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link