bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:22
Temperatura: -6°C
Probabilidade de chuva: 0%

INSS devolveu dinheiro a 67% dos aposentados e pensionistas que contestaram descontos

INSS devolveu dinheiro a 67% dos aposentados e pensionistas que contestaram descontos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que devolveu valores descontados de forma irregular de benefícios previdenciários para 67,6% dos aposentados e pensionistas que denunciaram as fraudes. De acordo com o último balanço divulgado pelo instituto, mais de R$ 2,9 bilhões foram restituídos aos beneficiários.

Ao todo, 6.304.502 aposentados e pensionistas contestaram os descontos nos pagamentos de seus benefícios. Desse grupo, o INSS devolveu o pagamento para 4.263.526. Isso representa uma grande vitória para os beneficiários que foram afetados pelas fraudes.

Além disso, 1.609.434 contestações tiveram respostas das entidades com alguma documentação, incluindo assinaturas e áudios, que supostamente comprovariam a autorização dos segurados. No entanto, esses materiais precisam ser analisados pelo INSS antes de qualquer decisão ser tomada.

Há ainda 431.452 contestações que aguardam respostas das entidades. As 44 entidades contestadas têm o prazo de 15 dias úteis para enviar algum tipo de prova que valide os descontos. Se não houver comprovação válida, o INSS pode liberar o pagamento dos descontos.

Os descontos indevidos foram inicialmente identificados em 2019, mas apenas cessaram após uma operação da Polícia Federal (PF) em abril deste ano. O INSS agora está devolvendo aos aposentados e pensionistas o que foi descontado de 2020 a 2025.

  • 6.304.502 aposentados e pensionistas contestaram os descontos nos pagamentos de seus benefícios.
  • 4.263.526 tiveram o pagamento devolvido pelo INSS.
  • 1.609.434 contestações tiveram respostas das entidades com alguma documentação.
  • 431.452 contestações aguardam respostas das entidades.

O caso está sendo investigado pela CPMI do INSS no Congresso Nacional e pela Controladoria-Geral da União (CGU). O governo prorrogou o prazo para que os aposentados peçam ressarcimento ao INSS até 20 de março.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link