bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:59
Temperatura: 2°C
Probabilidade de chuva: 0%

“Falência hídrica”: ONU empresta das finanças termo que explica estado global da água

A Crise Hídrica Global: Um Novo Conceito

O mundo está enfrentando uma crise hídrica sem precedentes, e a melhor definição para essa situação é “falência hídrica”, de acordo com um relatório da Universidade das Nações Unidas (UNU). Essa expressão, emprestada das finanças, descreve o estado atual dos recursos hídricos globais, que foram danificados além de qualquer perspectiva realista de recuperação.

A poluição, salinização e outras formas de degradação da qualidade das águas reduziram a quantidade de água segura para ser consumida. Quase três quartos da população mundial vive em países com classificação de insegurança hídrica ou insegurança hídrica crítica. Além disso, 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável gerenciada seguramente, 3,5 bilhões não têm acesso a saneamento básico gerenciado de forma segura, e cerca de 4 bilhões sofrem com grave escassez de água por ao menos um mês no ano.

Como as Finanças Explicam a “Falência Hídrica”

O conceito de “falência hídrica” é baseado em três ideias principais:

  • A água é considerada uma forma de “capital natural”, não apenas um fluxo. Os sistemas formados entre humanos e água se comportam como nas finanças, com “receitas” anuais e “economias”.
  • As reivindicações sobre o capital água assumem a forma de direitos e expectativas, como com o direito legal sobre a água, expectativas informais, regras de alocação.
  • O sistema pode acumular dívidas. Quando as retiradas e expectativas das contas e poupança extrapolam com recorrência as entradas, está formado o déficit.

Essas ideias reforçam a analogia entre a crise hídrica e a falência financeira. A “falência hídrica” não se refere à gravidade de uma única seca ou ao nível de estresse em um ano específico, mas sim ao balanço de um sistema humano-hídrico: seus estoques e fluxos, suas demandas e obrigações, e sua capacidade de honrar essas obrigações sem liquidar o capital natural do qual seu futuro depende.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link