bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:38
Temperatura: -6.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

EUA anuncia sanções contra ‘frota fantasma’ do Irã por repressão a protestos

Sanções contra o Irã: Uma Resposta à Repressão

O governo dos Estados Unidos anunciou, em 23 de janeiro, a implementação de novas sanções contra a “frota fantasma” do Irã. Essa medida visa combater a exportação de petróleo iraniano, que tem sido uma fonte significativa de receita para o país, apesar do isolamento internacional.

A “frota fantasma” é um termo usado para descrever uma rede de navios-tanques e outras embarcações que operam de forma clandestina para transportar petróleo iraniano para outros países. Essa rede é acusada de violar as sanções internacionais impostas ao Irã devido ao seu programa nuclear e à sua política externa.

As sanções anunciadas pelos EUA são uma resposta à repressão do governo iraniano contra os protestos internos. Os protestos, que começaram em setembro de 2022, foram desencadeados pela morte de uma jovem iraniana, Mahsa Amini, que foi detida pela polícia moral do país por não estar usando o hijab de forma adequada. Desde então, os protestos se espalharam por todo o país, com manifestantes exigindo reformas políticas e sociais.

O governo iraniano respondeu aos protestos com força, usando a violência para reprimir os manifestantes. De acordo com relatórios de direitos humanos, centenas de pessoas foram mortas ou feridas durante os protestos, e muitas outras foram detidas e torturadas.

As sanções dos EUA são uma tentativa de pressionar o governo iraniano a mudar sua política e respeitar os direitos humanos de seus cidadãos. Além disso, as sanções também visam limitar a capacidade do Irã de financiar suas atividades nucleares e militares.

  • As sanções incluem a congelamento de ativos de empresas e indivíduos envolvidos na “frota fantasma” do Irã.
  • A proibição de empresas americanas de fazer negócios com essas empresas e indivíduos.
  • A restrição de viagens para os EUA de indivíduos envolvidos na repressão dos protestos no Irã.

Essas medidas são uma demonstração da determinação dos EUA em promover a democracia e os direitos humanos em todo o mundo, e em combater a repressão e a violência contra civis inocentes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link