Grok passa por mudanças após polêmica com imagens de exploração sexual
O Grok, inteligência artificial (IA) da rede social X, entrou em diversas discussões nas últimas semanas após diversos usuários alegarem que a ferramenta permitia editar fotos em prol da exploração sexual de crianças e mulheres.
As imagens são realizadas a partir do pedido de usuários, o que provocou reações das redes sociais, que exigiram um posicionamento do X, que anunciou atualizações na IA.
O perfil oficial da rede afirmou que a equipe segue empenhada em deixar a plataforma segura para todos e mantém política de tolerância zero para qualquer forma de exploração sexual infantil, nudez não consensual e conteúdo sexual indesejado.
- Remover conteúdo violador de alta prioridade, incluindo material de abuso sexual infantil e nudez não consensual;
- Aplicar as medidas cabíveis contra contas que violam as Regras X;
- Denunciar às autoridades policiais, quando necessário, contas que buscam materiais de exploração sexual infantil.
Em relação às atualizações do Grok, o X indicou que foram implementadas medidas tecnológicas para impedir que a conta da IA permita a edição de imagens de pessoas reais com roupas reveladoras, como biquíni.
Além disso, a criação e edição de imagens por meio da conta Grok na plataforma X agora estão disponíveis apenas para assinantes pagos, o que, para a equipe de segurança, adiciona uma camada extra de proteção.
Houve ainda um bloqueio geográfico para usuários de criarem imagens de pessoas reais de biquíni, roupa íntima e trajes semelhantes por meio da conta Grok e no Grok X nas jurisdições onde isso é ilegal.
Elon Musk, dono da rede social e da xAI, responsável pela criação e controle do Grok, indicou que não sabe de qualquer imagem gerada pela IA que contenha nudez.
Com essas mudanças, o Grok busca garantir uma experiência segura e respeitosa para todos os usuários.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link